Quem sou eu

Minha foto
Fundada em 1997 a Construsat,trabalha em três segmentos: Segurança eletrônica, Automação e Telecomunicações. Tornando- se referência na região do Vale do Itajaí, trabalha com as melhores marcas do mercado e com profissionais altamente qualificados, buscando sempre melhorar a qualidade de vida de seus clientes e colaboradores.

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

App gratuito para tablets comanda produtos por IP



A norte-americana Think Flood, representada no Brasil pela distribuidora paulista Munddo, acaba de anunciar uma atualização gratuita para o software RedEye. O objetivo é ampliar as possibilidades de controle e automação do processador RedEye Pro e para a base RedEye Wi-Fi, a partir de smartphones e tablets com plataformas Apple e Android (mais detalhes aqui).
Segundo a empresa, a nova versão "2.11.0" traz agora suporte a sistemas de iluminação e equipamentos com entrada de rede (RJ-45), como a nova geração de receivers e TVs Smart TVs. As vantagens vão desde uma maior precisão e rapidez na resposta aos comandos até a capacidade de retorno das tarefas executadas, incluindo a visualização de capas de discos, informações de filmes e previsão do tempo, tudo através do protocolo TCP/IP.
Além da compatibilidade com mais de 100 mil códigos IR, o software da RedEye exibe em smartphones e tablets um guia de canais com descrição da programação brasileira. Permite ainda enviar e-mails e acessar dados em FTP durante o controle de um sistema de A/V ou iluminação.
Fonte: redação Home Theater & Casa Digital

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Galaxy SIII tem display full HD e super processador


Quem está acompanhando as notícias do Mobile World Congress, mais importante evento sobre smartphones que ocorre anualmente em Barcelona, sabe que a Samsung deixou milhares de jornalistas com água na boca ao esconder o tão aguardado Galaxy SIII. Sem explicar claramente os motivos dessa decisão, a empresa preferiu deixar o lançamento deste super smartphone para outra data (talvez para obter mais destaque), ainda neste primeiro semestre.
O SII causou um grande furor no mercado quando do seu lançamento (ele já é vendido no Brasil a cerca de um ano), pois na época foi um dos primeiro smartphones do mundo a competir em igualdade com o tão badalado iPhone, da Apple. Por isso, a expectativa para a apresentação do SIII no MWC era imensa.
A boa notícia é que, embora a Samsung faça suspense, as especificações do Galaxy SIII vazaram e parecem ser bem plausíveis para esse dispositivo. Aliás, muito parecidas com a que tínhamos mostrados aqui, no começo do mês. Segundo o Geek.com, o aparelho traz um processador de núcleo quadruplo com 1.5GHz de velocidade, 2GB de RAM, um display de 4.8 polegadas com proporção widescreen e resolução full HD (1080p), uma câmera frontal de 2 megapixels e a traseira com 8MP com capacidade de filmar em 1080p. O sistema operacional é o Android 4.0 e, claro, ele é compatível com redes 4G.
O que mais me chamou a atenção é a resolução do display, que parece exagerada. Afinal, 1080p em 4.8 polegadas é algo que não faz muito sentido, já que com esse tamanho uma resolução de 720p (ou até menor) é suficiente para visualizar imagens com qualidade. Como smartphones com displays HD foram mostrados aos montes no começo do ano na CES, como você pode conferir em nosso hotsite, fico com a opção mais “modesta”: tela de 720p.
Mas a busca incessante da Samsung em se consolidar como líder mundial em celulares torna qualquer coisa possível, até conseguir encaixar a resolução de um disco Blu-ray em um aparelho de 4.8 polegadas. É esperar para ver.

Fonte: Revista Home Theater & Casa Digital, por Ricardo Marques

Evento em SP discute novos rumos da TV paga





A Neotv, associação que representa os operadores independentes de TV por assinatura e os pequenos/médios provedores de internet, vai realizar o Encontro Neotv 2012 em São Paulo. O evento, programado para os dias 05 e 06 de março discutirá o tema “Abertura do Mercado e Nova Regulamentação: Os Desafios Como Oportunidade de Crescimento”.
Destinado a programadores, operadores e autoridades que atuam nas áreas de TV por assinatura e telecomunicações, o encontro contará com a participação da Ancine e da Anatel. “Os órgãos reguladores do setor vão explicar as principais mudanças da nova lei da TV por assinatura”, declara Mariana Filizola, diretora da Neotv.
Estão confirmadas as presenças de Ricardo Pastore (ESPM), Walter Longo (palestrante internacional, que ficou conhecido do grande público após integrar a equipe do programa “O Aprendiz”, da TV Record) e Renato Meirelles, do Data Popular (órgão de pesquisa e consultoria), que vai falar sobre a entrada e a importância da classe C no mercado de TV paga.
Para sediar o Encontro Neotv 2012, foi escolhido o Hotel Pullman São Paulo Ibirapuera. Mais informações sobre o evento pelo e-mail encontro@neotv.com.br

Fonte: Revista Home Theater & Casa Digital

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Projetor acessível exibe imagem em ambiente iluminado


O projetor LCD PowerLite W12 Plus da Epson traz características importantes para quem procura por um modelo voltado a aplicações domésticas e profissionais. A primeira delas é o brilho de 2800 ANSI Lumens, que permite ao aparelho exibir imagens até em ambientes parcialmente iluminados. A segunda é a resolução WXGA de 1280x800p, por meio da qual é possível reproduzir filmes com formatação widescreen (16:9) sem perda de informação ou distorção.
Com relação de contraste de 3000:1, o W12 Plus destaca-se ainda pela distância focal curta, capaz de gerar imagens em telas de 100” a apenas 3m, o que favorece o seu uso em salas pequenas. E para facilitar a instalação, o projetor inclui ajuste de keystone (inclinação) horizontal.
O W12 Plus tem peso de 2,3kg e entradas HDMI e USB. Segundo o fabricante, o projetor possui lâmpada com durabilidade de 5000 horas, além de garantia de três anos. Preço médio: R$ 2.299
Fonte: redação Home Theater & Casa Digital

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Savant adquire empresa de iluminação inteligente

A Savant, especializada em soluções de automação baseadas nos produtos Apple, adquiriu outra empresa do setor: a americana LiteTouch. Com o negócio, a Savant ganhará um forte reforço na área de controles de iluminação para espaços residenciais e comerciais. Desde 2007, a LiteTouch pertencia à Nortek Inc. (NTK), que passou a comercializar seus produtos em conjunto com a linha da Panamax, marca tradicional no segmento de condicionadores de energia.
"Os sistemas da Savant comandam a casa toda, mas não tínhamos nosso próprio controle de iluminação", Jim Carroll, gerente da Savant ao site CE Pro. “Era exatamente o que faltava.” Segundo ele, o fato da LiteTouch ter 30 anos de história ajudou a concretizar o negócio. “É uma empresa consolidada, que tem uma plataforma de programação robusta e fácil de configurar. E isso chamou nossa atenção”, garante ele.
Além dos paineis e controles para sistemas de iluminação automatizada, o acordo prevê a comercialização de toda a linha de acessórios, incluindo sensores e soluções para o gerenciamento de energia. Além da LiteTouch, os sistemas da Savant, que no Brasil são distribuídos pela Audiogene, conseguem se integrar às soluções de iluminação de diversas marcas, como Lutron e Vantage.

Fonte: CEPro, acesso em Revista Home Theater & Casa Digital

Chip trafega dados de disco Blu-ray em um minuto



A Sony e o Instituto de Tecnologia de Tóquio desenvolveram um chip que é capaz de trafegar, sem fios, todos os dados armazenados em um disco Blu-ray em apenas um minuto.
Os técnicos que trabalharam no chip afirmam que o dispositivo é o mais rápido do mundo na transferência de dados, com velocidade de 6.3 gigabytes por segundo. Em outras palavras, daria para enviar 50 gigabytes de informação, o equivalente a um disco inteiro de Blu-ray, em cerca de um minuto.
Segundo a Sony, o dispositivo usa frequências de rádio de 60GHz em um nível de eficiência muito elevado, com baixo consumo de energia: são necessários apenas 74 miliwatts de energia, tornando-o ideal para uso em aparelhos portáteis, já que não comprometeria a bateria.
O chip ainda é um protótipo e não tem previsão de chegar ao mercado, mas segundo os desenvolvedores essa nova forma de transmissão de dados poderá ter um grande impacto na forma como se transmite vídeos de alta definição (HD) e poderá fazer com que todos os equipamentos portáteis utilizem esse tipo de chip, ao invés de comunicação Wi-Fi para transferência de dados.

Fonte: Sony, acesso em Revista Home Theater & Casa Digital

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

SP tem workshop sobre casa inteligente




No próximo dia 8 de março, acontece em São Paulo a primeira etapa do roadshow Casa Inteligente, promovido pela ABD (Associação Brasileira de Designers de Interiores). O engenheiro José Roberto Muratori, instrutor do Programa de Certificação Home Expert, organizado pela revista HOME THEATER & CASA DIGITAL, será o responsável pela apresentação, que terá o tema "Como usar a tecnologia a favor do conforto".
Presidente da Aureside (Associação Brasileira de Automação Residencial) e com mais dez anos de experiência no segmento, Muratori irá abordar no encontro aspectos como os conceitos de automação e integração de sistemas no ambiente doméstico, infraestrutura e preparação de obras, tecnologias utilizadas, acessibilidade e sustentabilidade.
O workshop, que tem vagas limitadas, se destina a designers, arquitetos, estudantes e profissionais ligados a projetos eletrônicos residenciais. O encontro acontece na Panamericana Escola de Arte e Design, em São Paulo. Para mais informações, acesse o site www.abd.org.br.

Fonte: Revista Home Theater & Casa Digital

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Caixa compacta multiuso tem proteção contra queima



Cada vez mais os fabricantes de caixas acústicas veem aperfeiçoando seus produtos a fim de garantir maior durabilidade e compatibilidade com uma maior variedade de receivers e amplificadores. É o caso da paulista AMCP-xtend, especializada em soluções para som ambiente e iluminação, que acaba de lançar uma caixa compacta multiuso, para ser usada tanto em home theater quanto em área externa (outdoor).
A bookshelf de 23cm de altura tem projeto bass reflex, woofer de 5 ¼" com cone em PP (polipropileno) e tweeter de Neodímio com membrana de policarbonato. Segundo a empresa, os alto falantes são ligados a um circuito capaz de protegê-los contra sobrecargas (overload) ocasionadas por altas taxas de potência ou distorção.
Com sensibilidade de 89dB, a nova caixa da AMCP aceita receiver ou amplificador de até 130W, para uma resposta de 55Hz a 25kHz. Além disso, possui acabamento em plástico ABS de alta resistência, tela de alumínio e pintura eletrostática nas cores branca e preta.

Fonte: redação Home Theater & Casa Digital

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Carnaval em 3D poderá ser visto por muita gente


Em 2010 nós noticiamos a primeira transmissão em 3D do Brasil. Uma parceria da TV Globo com a Sony permitiu que alguns privilegiados de um camarote na Marquês de Sapucaí, entre eles a cantora Madonna, acompanhassem as imagens do desfile em uma TV de 50 polegadas.
No ano seguinte, a NET transmitiu pelo canal 750 do seu pacote HD o carnaval carioca para todo o Brasil. Até então, a primeira transmissão ao vivo em âmbito nacional e em 3D por uma operadora de TV a cabo. Nesse caso, no entanto, o problema foi outro: a falta de televisores compatíveis no mercado, já que pouquíssimos privilegiados contavam com o aparelho.
Em 2012 a história é diferente. As TVs 3D sofreram significativa redução de preço e esse diferencial já não é uma exclusividade de poucos modelos. Na verdade, praticamente todo televisor Smart é 3D e temos mais de uma dezena de TVs inteligentes à venda no mercado. Por isso, digo que o carnaval carioca em 3D desse ano vai, finalmente, poder ser visto por muita gente. Estima-se em 1 milhão o número de televisores 3D vendidos no Brasil.
Neste ano, o desfile poderá ser conferido com exclusividade pelos clientes NET HD e NET HD Max no canal 703, nos dias 19 e 20 de fevereiro, a partir das 21h. Segundo a NET, todos os decoders de alta definição estão aptos a receber os sinais em HD 3D.
A transmissão contará com 40 câmeras HD e seis câmeras 3D nativas. As imagens das câmeras HD serão convertidas onde não houver cobertura das 3D. Outra inovação, essa sim a meu ver imperdível, é o uso de uma super-slow-motion 3D, que grava 800 quadros por segundo e deverá criar uma experiência digna dos filmes de Hollywood (quem não se lembra do furor que foi ver Matrix com essa técnica de filmagem?).
A LG, parceira da Globo na transmissão, vai aproveitar sua plataforma 3D Zone para oferecer aos usuários clipes do desfile, que podem ser vistos nos televisores Smart da empresa.

Fonte: Revista Home Theater & Casa Digital, por Ricardo Marques.

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Programa Home Expert abre inscrições para 2012


Já foram abertas as inscrições para o segundo ano do Programa de Certificação Home Expert, destinado a profissionais do setor de áudio, vídeo e sistemas eletrônicos residenciais. Promovido pela revista HOME THEATER & CASA DIGITAL, com apoio da Aureside (Associação Brasileira de Automação Residencial), o Programa inclui aulas e trabalhos pela internet, começando no próximo dia 27 de março e se estendendo até novembro.
Como em 2011, quando 85 profissionais participaram e 30 obtiveram a certificação, o Programa deste ano está dividido em oito disciplinas: Áudio, Vídeo, Cabeamento, Elétrica, Acústica, Redes, Automação e Marketing. Ao longo do ano, cada disciplina terá quatro módulos presenciais, com aulas e demonstrações práticas. As aulas também poderão ser assistidas pela internet.
Além das aulas, cada disciplina inclui uma série de materiais adicionais a ser disponibilizados no site do evento, permitindo que o participante se atualize constantemente. Os oito instrutores do Programa irão preparar textos, tabelas e exercícios, além de fornecer indicações de material para consulta.
A certificação Home Expert foi criada pela Event Editora, que publica a revista HOME THEATER & CASA DIGITAL, para estimular o aperfeiçoamento técnico dos profissionais brasileiros. Para obter esse título, exige-se a participação nas aulas - seja presencial ou online - e a aprovação numa avaliação final, marcada para novembro. O profissional certificado ganha então destaque nas páginas da revista e pode se apresentar no mercado como especialista mais qualificado ("Home Expert").
Para saber mais sobre o Programa, acesse o site www.homexpert.com.br.

Fonte: Revista Home Theater & Casa Digital

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Suportes articulados posicionam melhor a TV




Os suportes articulados de parede propiciam maior conforto para quem tem como hábito assistir a TV sentado em uma poltrona reclinável ou deitado no sofá.
É o que também pensa a ELG Pedestais ao oferecer dois modelos com funções de avanço e recuo de telas de até 55" e peso máximo de 45kg. Segundo a empresa, os acessórios permitem giro horizontal (esquerda e direita) de 180º e ajuste de inclinação para baixo de 15º com movimentos leves e precisos, para melhor posicionar o aparelho.
O A02V4 inclui nível bolha, organizador de cabos, trava de segurança e pode manter a tela entre 5cm e 33cm de distância da parede. Já o N02V4 traz braços articulados para movimentar a tela entre 10cm e 61cm, sistema de encaixe rápido e ajuste de inclinação lateral de 5º, que dispensa o uso de ferramentas.

Fonte: redação HOME THEATER & CASA DIGITAL

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Motorola entra no mercado de automação residencial




A Motorola traz uma boa novidade para esta CES 2012. Além dos esperados smartphones Android, a empresa americana anunciará o Connected Home Gateway, um produto compatível com o padrão 4Home. Este padrão, que é baseado no Z-Wave existente, já está sendo comercializado em um produto oferecido pela operadora de telefonia norte-americana Verizon.
Porém as intenções da Motorola vão muito além da base de clientes da Verizon. A empresa, ciente das limitações e custos dos sistemas atuais, pretende popularizar o conceito com esta nova central de automação. A promessa é tentadora: centralizar, atráves deste produto, segurança, automação e climatização em um dispositivo pequeno e fácil de conectar.
Segundo a Motorola, todos os recursos vão poder ser acessados remotamente, via Internet, utilizando os mais variados dispositivos.

Fonte: Revista Home Theater & Casa Digital (http://revistahometheater.uol.com.br/hotsites/ces2012/motorola-entra-no-mercado-de-automacao-residencial).

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Processador high-end reproduz músicas via Bluetooth



Conhecida por desenvolver equipamentos modulares de áudio high-end, a japonesa Rotel acaba de realizar um upgrade em seu tradicional processador surround de 7.1 canais. O RSP-1572, diferente do antecessor RSP-1570 (confira teste completo), vem equipado com dois chipsets DSP de 32 bits. Considerado o coração do aparelho, esses componentes (segundo o fabricante) visam garantir maior definição sonora e eficiência na decodificação dos formatos HD.
O processador conta ainda com equalizador paramétrico de dez bandas e um avançado gerenciamento de graves, proporcionando maior flexibilidade de ajustes. Outra novidade é a tecnologia Faroudja Torino, que possui recursos de upconversion 1080p, gerenciamento de cores e decoder de sinal 3D, sendo capaz de reduzir o nível de ruídos, sem sacrificar a nitidez da imagem.
Na parte de conexão, o RSP-1572 traz seis entradas e duas saídas HDMI v1.4 (uma com ARC), além de três saídas A/V (RCA) para multiroom, o que permite levar áudio e vídeo independentes a até três ambientes, além do home theater. Estão presentes também conectividade Bluetooth – via dongle wireless já incluso – e USB, ambas para reproduzir músicas em iPhone ou outros players portáteis.
Com peso de 9,7kg, o novo processador Rotel é oferecido pela distribuidora Som Maior nos tons prata e preto. Preço sob consulta.

Fonte: redação HOME THEATER & CASA DIGITAL

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Veja o teste completo de um sistema de áudio Hi-Fi


Por mais que você não seja um entusiasta de som Hi-Fi, não adianta: para se ter um bom sistema de áudio ou home theater é preciso, pelo menos, investir em um receiver com um conjunto de caixas acústicas separadas. Sei que os kits in-a-box são mais baratos, práticos, fáceis de instalar e operar, mas nenhum oferece desempenho similar ao de um sistema composto por receiver e conjunto de caixas de alta fidelidade.
Se você também concorda com essa tese e está pensando em um upgrade do home, o convido a uma breve leitura do teste feito por nossa equipe do receiver NAD T748 e das caixas B&W série 600. Saiba como foi o desempenho desse equilibrado sistema de entrada. Depois, tente imaginar em sua sala um home theater com grande definição sonora, graves profundos, além de contar com as últimas tecnologias da era digital.

Fonte: Revista Home Theater & Casa Digital, por Alex dos Santos.

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

TV com comando de voz sai em março






A Samsung confirmou em Seul que um dos produtos mais badalados da última CES, em Las Vegas, stá chegando ao mercado internacional. Nesta quinta-feira, começaram a ser entregues às principais lojas da Coreia os primeiros exemplares do ES8000 (foto), primeiro televisor que aceita comandos de voz e gestos, além de possuir sensor para reconhecimento do usuário.
O vice-presidente da empresa, Kim Hyun-suk, fez o anúncio oficial à imprensa coreana, informando ainda que a partir de março o aparelho começa a ser distribuído em outros países (ainda não há previsão para o Brasil). Segundo Suk, o produto chega ao mercado coreano em duas versões - 46 e 65 polegadas - mas haverá ainda tamanhos de 40", 55" e 70" para outros territórios, que por enquanto não foram definidos.
Durante o evento, executivos da Samsung comemoraram o fato de a empresa ter aumentado expressivamente suas vendas de TVs em 2011, atingindo a marca de 43 milhões de aparelhos. Para este ano, a meta é chegar a 50 milhões. Suk reafirmou os planos de investir em TVs mais sofisticados, que oferecem maior margem de lucro, mas não descartou a possibilidade de criar uma linha de modelos mais baratos, para atender aos países emergentes e aos mercados que sofrem com a crise mundial. "Ainda este ano, teremos produtos de boa qualidade custando até 40% menos", prometeu.
O modelo ES8000 é o top de linha da marca. Com capacidade de reprodução de imagens em Full-HD 3D, possui também os recursos dos Smart TVs e conexão Wi-Fi embutida. Além do sensor para comando de voz, através do controle remoto, o aparelho é o primeiro do mercado mundial com webcam que identifica o usuário, podendo ser configurado para atender somente aos comandos dos membros da família (assista aqui ao vídeo de demonstração desse TV).

FONTE: Reuters, acesso em Revista Home Theater & Casa Digital

Subwoofer de parede é opção para salas pequenas






Conhecida por oferecer linhas variadas de caixas acústicas de embutir (in-wall), a empresa paulista Projekt está de volta desta vez com a segunda geração do seu diferenciado subwoofer de parede.
Com apenas 9cm de espessura e peso de 3kg, o WK100S foi desenhado para ser embutido em paredes de gesso acartonado (drywall) e de alvenaria. O objetivo é proporcionar uma solução discreta em ambientes de dimensões restritas e cuidadosamente decorados.
O novo subwoofer da Projekt possui woofer de 10" com cone produzido em fibra de kevlar, por meio do qual, segundo o fabricante, é possível desfrutar de graves profundos e definidos da ordem de 35Hz. Já a amplificação recomendada é de 100W a 300W.

Fonte: redação HOME THEATER & CASA DIGITAL

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Acessório HDMI distribui sinal Full HD para até 256 TVs






Um acessório com entrada HDMI desenvolvido para conduzir sinal Full HD e infravermelho por uma saída RJ-45, através de rede IP, em distâncias de até 100m. Essa é a proposta do novo extensor AV Life oferecido pela empresa paulista Discabos, que promete oferecer grande flexibilidade de uso e instalação, seja no seguimento residencial ou corporativo, incluindo sinalização digital.
O extensor funciona com um transmissor e um receptor, onde devem estar conectados a uma fonte de sinal – como um Blu-ray – e a um display respectivamente. É com esse tipo de configuração que é possível expandir o sinal recebido de uma ou mais fontes (16), distribuindo-os para até 256 displays.
Para tanto será necessário adquirir separadamente um switcher (ou distribuidor) de qualquer marca com função de gerenciamento. E devido à presença do sensor de IR, o acessório permite ao usuário comandar a fonte de sinal localizada em outro ambiente da residência.
Outra novidade na linha AV Life é o espelho de parede HDMI, que também envia sinais Full HD e IR, mas a uma distância de 30m, resultando numa solução estética interessante e prática para a passagem de cabos em tubulações estreitas.


Fonte: redação HOME THEATER & CASA DIGITAL

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

 

iPhone vira câmera semiprofissional



Já imaginou dar aquela “turbinada” na câmera do seu iPhone e tirar suas fotos com uma qualidade muito maior? Fabricado pela Schneider Optics, o iPro é um acessório que lhe dá esta oportunidade. Ele é um kit com três peças compatíveis com os modelos iPhone 4 e iPhone 4S, que fazem do seu celular uma verdadeira câmera fotográfica.
A combinação das características do produto é que chama a atenção, principalmente as suas duas lentes. A primeira aumenta o campo de visão para 165 graus, enquanto a segunda permite uma cobertura 35% maior da área em frente a você. Ambas são adicionadas ao smartphone por meio do terceiro elemento do iPro: um case, que é muito mais do que uma simples capa para o seu smartphone.
Além deste kit, em breve, a empresa vai lançar mais um modelo de lente para iPhone: a iPro Tele Lens, que aproxima imagens em até 50% sem perder a qualidade da foto. Ela deve começar a ser vendida em abril, por 100 dólares.
O iPro está à venda por US$ 199, mais ainda não tem uma data para chegar ao mercado brasileiro.

Fonte: Revista Home Theater & Casa Digital, Por Felipe Del Pezzo.

sábado, 4 de fevereiro de 2012

Vendas de discos Blu-ray crescem 45% em 2011




Mesmo com a crise internacional, as vendas de filmes e shows em formato Blu-ray tiveram surpreendente crescimento no ano passado. Segundo estudo divulgado pelo banco americano Morgan Stanley a seus clientes, o faturamento dos distribuidores em todo o mundo subiu 45%, atingindo a marca de 234 milhões de discos vendidos, contra 161 milhões em 2010.
O total refere-se à soma das vendas diretas ao consumidor (no modelo conhecido como sell-through) com as entregas a videolocadoras, excluindo as empresas que trabalham com formatos virtuais (downloads e streaming). O faturamento total chegou a US$ 2 bilhões, o que equivale a 7% mais do que no ano anterior (US$ 1,87 bilhão). Embora ainda seja o maior mercado consumidor do planeta, com vendas totais de 115 milhões de discos, os Estados Unidos tiveram crescimento inferior ao total mundial em 2011: 35%.
Segundo o estudo, a Europa foi a região onde houve maior expansão do mercado de Blu-rays, com um aumento de 42%, atingindo a casa de 63 milhões de discos vendidos. Segundo Benjamin Swinburne, responsável pelo levantamento, os números serviram para compensar, em parte, a queda nas vendas de DVDs. "As pessoas estão de fato migrando para os formatos eletrônicos de transferência de arquivos, onde a margem de lucro dos estúdios é muito menor", diz ele. "Por isso, é importante que o segmento de Blu-ray se mantenha em crescimento".


FONTE: Home Media Magazine, acesso em Revista Home Theater & Casa Digital

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Empresa abre caminho para Teles oferecerem automação




A Amdocs, uma das mais tradicionais empresas fornecedoras de softwares para as operadoras de telecomunicações, criou uma solução chamada de Connected Home, que permite usar os serviços em nuvem para oferecer automação residencial.
A ideia do sistema é integrar todos os equipamentos de casa em uma só plataforma. Com isso, os modos de segurança, energia, saúde, automação e multimídia se comunicam de forma prática, não exigindo soluções complexas. O Connected Home permite que diversos dispositivos se conectem e conversem entre si, seja um celular com um sensor de presença ou um computador com uma tomada. Com isso, o sistema pode, por exemplo, enviar um SMS todas as vezes que alguém abrir a porta da casa ou registrar em e-mail, os gastos diários com energia elétrica.
Além disso, com o conceito de armazenamento em nuvem, seria possível monitorar e ter acesso ao sistema à distância, bastando para isso ter um dispositivo com acesso à internet.
A proposta é que o produto passe a integrar os "combos" das operadoras, ou seja, ao contratar um plano de internet, telefone e TV a cabo, por exemplo, o consumidor poderá optar por ter, também, a casa conectada.
Segundo a empresa, a nova plataforma, com mais de 150 equipamentos já homologados, simplifica a conversa entre todos os aparelhos da casa, enquanto a operadora fornece a conexão. A intenção é ter cerca de 3 mil produtos homologados no prazo de três anos.

Fonte: Amdocs, acesso em Revista Home Theater & Casa Digital

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Automação simples funciona por Wi-Fi



Conhecida por produzir cabos e acessórios para informática, a norte-americana Belkin acaba de lançar a sua primeira solução para automação residencial. A linha WeMo inclui produtos compactos e modulares para iluminação automatizada, monitoramento e bloqueio de portas. Todo o funcionamento do sistema é baseado em rede Wi-Fi, o que permite o controle de aparelhos eletrônicos a partir de qualquer local, por meio de aplicativo gratuito para dispositivos móveis.
Entre os primeiros itens oferecidos estão uma espécie de plug-adaptador (Home Control Switch) e um sensor de movimento (Motion Sensor). Segundo o fabricante, basta conectar o plug WeMo na mesma tomada elétrica da TV, sistema de áudio ou luminária que o usuário deseja controlar. Com isso, através do app instalado no smartphone ou tablet os eletrônicos podem ser ligados e desligados remotamente.
Operando em conjunto com o plug, o sensor de movimentos possibilita que o equipamento conectado à tomada seja ativado ou reaja ao movimento. Assim, a solução da Belkin promete criar ambientes inteligentes na residência, onde as luzes podem ser programadas ou acionadas apenas na presença dos moradores, resultando em comodidade e economia de energia. "A automação residencial tradicional muitas vezes envolve uma instalação cara, mas WeMo usa a tecnologia da residência para criar uma solução plug-and-play e acessível", afirma Kevin Ashton, gerente geral da empresa.
Os primeiros produtos da linha WeMo estarão à venda no próximo mês somente no mercado americano, enquanto que no Brasil a previsão de chegada é para o segundo semestre deste ano. Preço sob consulta

Fonte: redação HOME THEATER & CASA DIGITAL (http://revistahometheater.uol.com.br/).